Canavieiras realiza obras nas comunidades do interior
A execução de obras e serviços nos povoados e zona rural é uma das atividades das Secretarias de Obras e Transportes, em conjunto com a do Interior, que vêm se intensificando ultimamente. A iniciativa é promover as melhorias necessárias para a promoção do desenvolvimento das atividades econômicas e sociais de todas as regiões de Canavieiras – sede e interior.
Explica o prefeito Almir Melo, que a população do interior do município era desprezada dos serviços prestados pelo poder público municipal, cujas demandas vinham sendo acumuladas ao longo de 12 anos. “Agora, nosso objetivo é recuperar todo esse tempo perdido, e proporcionar o mesmo tratamento que vem sendo dispensado à população da sede do Município.
Para executar as obras e serviços, o prefeito Almir Melo ressalta que foi necessário realizar um amplo trabalho de planejamento, no sentido de dotar a Prefeitura de recursos financeiros e materiais para a prestação dos serviços. “Atualmente contamos com uma moderna patrulha mecânica, que trabalha constantemente na recuperação das estradas e das vias públicas dessas comunidades”, informa Almir Melo.
Entre as obras atualmente executadas ou em execução, está o povoado de Era Nova, que vem passando por um “faxinaço”, com patrolamento de ruas, mudança na coleta e depósito de lixo e roçagem. Os serviços estão sendo feitos por uma equipe de operários e uma patrulha mecânica composta de motoniveladora (patrol), retroescavadeira, caçambas e equipamentos de menor porte. Explica o secretário do Interior, Ériston Nascimento, que todas as ruas receberam melhorias e serão encascalhadas.
Ainda, segundo Ériston, além das máquinas e homens do Município, empresários rurais também estão buscando formatar parcerias com a Prefeitura para beneficiar as estradas e os povoados. “Esta é uma demonstração da nossa credibilidade junto ao empresariado e aos moradores, pois eles estão presenciando nosso trabalho e agora passam a acreditar no poder público”, frisa Almir Melo.
Informa, o secretário do Interior, que as próximas obras a serem realizadas são a reforma da ponte do ribeirão que dá acesso ao povoado do Estreito, uma via bastante movimentada. Outra obra prevista é a poda dos mangues – já autorizada pelos órgãos ambientais – no riacho que dá acesso às Laranjeiras, bem como no córrego da Manteiga, para facilitar a navegação de moradores e alunos das Laranjeiras e do Jacaré.
Outras duas comunidades da zona rural também passaram por um “banho de luz”: o KM 18, recebeu novas lâmpadas no Assentamento São José e na Curva do Leão o setor de Iluminação Pública implantou novos braços nos postes e trocou as lâmpadas queimadas. “Os mesmos benefícios recebidos pela população da cidade hoje também estão sendo levados para as comunidades interioranas”, assegura Ériston Nascimento.